Pesquisar neste blog

3 de abril de 2009

Dia Mundial da Literatura Infantil



Ontem foi um dia importante. Embora pouca gente saiba (eu mesmo descobri em cima da hora), dia 2 de abril é o Dia Internacional da Literatura Infantil. Estou meio atrasadinho, mas vale a pena lembrar. No final do mês teremos mais, com o Dia Nacional da Literatura Infantil (conseguem imaginar de quem vamos falar?).

Para celebrar, fui atrás de um livro infantil que pudesse representar essa divertida data, e pensei em um de língua inglesa, já que é uma das línguas mais faladas da atualidade (tirando o chinês... Hihihihih). Na minha busca pela rede mundial de computadores acabei descobrindo um livro muito divertido para adultos e crianças, que é o "Onde vivem os monstros" ("Where the wild things are", em inglês), do escritor Maurice Sendak. A obra foi escrita em 1963 e conta uma história muito sensível sobre um menino mal criado que é mandado pra cama sem comer. No quarto ele imagina um mundo de monstros onde ele é visto como rei. É uma história que fala sobre como é importante entender os sentimentos dos outros, e em apenas 338 palavras (que sintético!).

A história já foi adaptada para o teatro, virou ópera, e até balé já dançaram em nome do livro. E agora vai virar um filmão que tem tudo pra ser um dos grandes do ano. O diretor e roteirista se chama Spike Jonze, e dirigiu filmes bacanas, com temas mais adultos, como "Eu Quero Ser John Malkovich".

Uma das características principais da história é levar a criançada a sério. Mas não vou falar demais para não estragar a surpresa. Fiquem com um trailer dublado e tirem as próprias conclusões.

Abraços a todos!



3 comentários:

  1. Nossa! Que 10 esse filme. Vou chamar o pessoal da Acrópole para assistir quando sair no cinema. Pena que ainda não tenha o livro em portugês. Mas tenho certeza que logo será lançado! Abraço

    ResponderExcluir
  2. A leitura deve ser incentivada desde a infância mesmo! Ainda bem que existe esse tipo de literatura. Muito legal!

    ResponderExcluir
  3. Krak, comédia esse vídeo. Já faz tempo que não fazem filme desse jeito. Se não estou enganado, desde "História sem fim", até o monstro parece com akele dragao hehehehehh.
    Vlwss socra!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails