Pesquisar neste blog

21 de abril de 2009

Parabéns, Brasília! Parabéns, Tiradentes!

Oi, galerinha!

Hoje quero fazer duas homenagens a esse país maravilhoso que é o Brasil. Hoje, a sua capital, Brasília, faz 49 aninhos... novinha, né? Pois é, essa criança tem uma história interessante e bem anterior de sua construção (1):



“Em 1716, Marquês de Pombal sugeriu pela primeira vez a necessidade de interiorizar a capital do país. Em 1821, José Bonifácio de Andrada e Silva, estadista brasileiro, retoma o assunto da interiorização da capital, sugerindo o nome Brasília. A primeira Constituição da República, de 1891, estabeleceu legalmente a região onde deveria ser instalada a futura capital, mas somente em 1956, com a eleição de Juscelino Kubitschek, teve início a construção de Brasília. Em 21 de abril de 1960, após mil dias de construção, o Presidente Juscelino Kubitschek inaugura a nova Capital, construída no formato de um avião, e instala o Distrito Federal. O arquiteto Oscar Niemeyer foi escolhido para chefia do Departamento de Urbanística e Arquitetura, sendo encarregado de abrir concurso para escolha do plano-piloto; assim, em março de 1957, uma comissão julgadora escolheu o projeto do arquiteto Lúcio Costa. No dia 2 de outubro de 1956, em campo aberto, o presidente Kubitschek assinou o primeiro ato no local da futura capital, lançou então a seguinte proclamação: ‘Deste planalto central desta solidão que em breve se transformará em cérebro das altas decisões nacionais, lanço os olhos sobre o amanhã do meu país e antevejo esta alvorada com fé inquebrantável e uma confiança sem limites no seu grande destino.’ No mesmo ano iniciaram-se os trabalhos de construção. Formou-se o Núcleo Bandeirante, onde se permitia maior liberdade à iniciativa particular e foi batizado com o nome de "Cidade Livre". Especialmente do Nordeste, Minas Gerais e Goiás, principiaram chegar levas de trabalhadores. Os primeiros candangos, como são chamados os trabalhadores da construção de Brasília”.



Mas falei que são duas homenagens, não é mesmo? Pensou que eu esqueceria, né? Tudo bem que depois de tantos anos a memória não é mas a mesma, mas ainda consigo lembrar de muita coisa. Bom, a segunda homenagem é que este dia também, há 217 anos, morria enforcado, condenado por querer a liberdade do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier, que ficou mais famoso como Tiradentes. Foi um dos responsáveis pela Inconfidência Mineira, mas o único que assumiu a responsabilidade por tudo. Apesar da condenação por parte da coroa portuguesa, Tiradentes se tornou um herói do país é considerado atualmente Patrono Cívico do Brasil.

No mundo de hoje, temos nos esquecido dos heróis. Precisamos dessas referências para que possamos fazer um mundo novo e melhor. São referências para serem vividas hoje e sempre, pois os heróis do momento são todos vocês que me leem neste momento.

Um abraço a todos e até amanhã quando teremos mais homenagens.


(1) Fonte: Wikipedia

3 comentários:

  1. Parabéns, minha cidade querida!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Excelente.
    Este blog está cada vez melhor.
    Parabéns Brasília.

    ResponderExcluir
  3. Seguindo a homenagem, vale destacar fala de Jucelino quando avistou o local que haveria de pertencer à cidade, descrito em carta e relatada no livro de Vasconcelos (1989):
    "Do alto, assemelha-se a uma região deserta e solitária. Um descampado infinito com ligeiras ondulações. Sente-se, porém, que reúne todas as condições para sede de uma cidade magnífica, um centro de trabalho pacífico e produtivo. Lá do alto, vendo esta paisagem admirável, durante minhas observações, olhei para as asas do avião e ali vi aquelas duas miniaturas da Bandeira Nacional. Senti que elas representavam um símbolo, o mesmo dos audazes bandeirantes que enfrentando toda sorte de dificuldades, embrenhavam-se pelas selvas na conquista das riquezas do interior brasileiro."

    Brasília... =)

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails