Pesquisar neste blog

7 de outubro de 2009

Epícteto


Olá, amigos!

Vocês já ouviram falar em Epícteto? Não????? Bom, ele é um grande filósofo, mas não é tão conhecido.

Nascido escravo na década de 50 d.C., na cidade de Hierápolis, Frígia (atual Turquia), foi um dos principais filósofos do estoicismo.

Consta que recebia maus tratos de seu senhor, Epafrodito, e que um dia este lhe quebrou uma das pernas para passar o tempo. Mas Epícteto não se revoltou com a condição de escravo. Dizia que em qualquer situação há várias possibilidades de crescimento. E que se desejarmos paz, a aceitação dos acontecimentos na ordem em que eles ocorrem é fundamental.


De acordo com o filósofo, entende-se por aceitar os acontecimentos uma atitude ativa, com a consciência de que, ao vivenciá-los, as ações empregadas sejam harmonizadas com a natureza, com o divino. Indiferença e inércia são egoísmos que não tem relação com a tolerância (estoicamente, sem perturbação) diante desses acontecimentos.


Para Epícteto as coisas pertencem a duas categorias: as que dependem de nós, e as que não dependem de nós.
Sob o nosso controle está o que podemos influenciar diretamente, o que está naturalmente à nossa disposição sem restrições, como o nosso bem e mal, nossas opiniões e aspirações. Fora do nosso controle está o que é circunstancial, por exemplo, as honras, a forma do corpo, a maneira como os outros nos vêem e as riquezas. Não se sabe ao certo o motivo nem a data de sua alforria.

Em 93 foi exilado, junto com outros filósofos residentes em Roma, pelo imperador Domiciniano. Nicópolis, noroeste da Grécia, foi seu destino. Lá morou numa pequena cabana e abriu uma escola de filosofia, onde lecionou até o final de sua vida.
Como Epícteto não deixou nenhum escrito, o que se sabe a respeito dele e de seus ensinamentos é responsabilidade de Flávio Arriano, um de seus alunos, que compilou as aulas do mestre em Discursos e Manual.

Foi um filósofo que não apenas proferiu belas e eloqüentes palestras. Pelo contrário, não apreciava o discurso pelo discurso e viveu de acordo com o que ensinava.
Pensadores da arte de viver como Rousseau, Nietzsche, Spinoza e Marco Aurélio foram influenciados por seus ensinamentos. Epícteto morreu por volta de 135 d.C, em Nicópolis.

Um detalhe: para os estóicos, a filosofia é menos exercício intelectual do que modo de vida.


Legal, ele, né? Quem sabe não consigo uma entrevista com ele um dia...


Aproveite para ler frases desse grande filósofo amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails