Pesquisar neste blog

19 de novembro de 2009

Salve lindo pendão da esperança


Oi, pessoal!

Sabem o que se comemora hoje no Brasil? Muitos já esqueceram, mas é o dia da Bandeira. Vou contar um pouco da história para vocês.

“A bandeira do Brasil foi instituída a 19 de novembro de 1889, ou seja, 4 dias depois da Proclamação da República. É o resultado de uma adaptação na tradicional Bandeira do Império Brasileiro. Neste contexto, em vez do escudo Imperial português dentro do losango amarelo, foi adicionado o círculo azul com estrelas na cor branca. Foi projetada por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, com desenho de Décio Vilares. Inspirada na antiga Bandeira do Império que foi desenhada pelo pintor francês Jean Baptiste Debret, sendo que a esfera azul-celeste e a divisa com a inscrição "Ordem e Progresso" está no lugar da Coroa Imperial. Dentro da esfera, está representado o céu do Rio de Janeiro, com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República.

Cada uma das quatro cores da Bandeira Nacional tem um significado: o verde simboliza nossas matas, o amarelo é o ouro (representando as riquezas nacionais) e o branco é a paz. O círculo azul representa o céu do Rio de Janeiro com a constelação do Cruzeiro do Sul, às 8h30 de 15 de novembro de 1889, data da Proclamação da República.”(1)

E o Brasil já teve várias bandeiras. Vejam só:

Clique na imagem para ampliar


E para ressaltar ainda mais esse belo símbolo desse belo país, apresento a vocês o Hino à Bandeira, escrita por Olavo Bilac e com a arranjo de Francisco Braga. O hino foi apresentado pela 1ª vez em 9/11/1906.






Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz.
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Contemplando o teu vulto sagrado
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.

Sobre a imensa Nação brasileira
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor.


Fontes: http://www.brasil-turismo.com/bandeira.htm e http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Educacao/Simbolos%20Nacionais.htm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails