Pesquisar neste blog

13 de abril de 2009

Parabéns à cidade arretada!



Olá, meus caros amigos filósofos!

E as comemorações não param... Agora é a vez da capital cearense comemorar mais um ano de existência. São 283 anos de história dessa cidade que hoje é muito conhecida por seu litoral com praias que atraem turistas do mundo inteiro. E pense numa cidade bonita! Sim, é Fortaleza, a terra da luz.

E eu confesso a vocês que não resisti e larguei as praias das belas ilhas gregas para dar uma volta nas praias de Fortaleza. Mas não contem isso para meus conterrâneos. Platão e Pitágoras não vão gostar muito dessa história por não os ter chamado.

Bom, contanto um pouco da história, Fortaleza já existia bem antes de 1726. O povoado dquela região data de 1604 quando o português Pero Coelho de Souza lá aportou. Ele ergueu o Fortim de São Tiago às margens do rio Ceará e chamou o povoado em volta de Nova Lisboa. Oito anos depois, novos portugueses, comandados por Martins Soares Moreno, estabeleceram na cidade um posto de defesa na tentativa de expulsar os franceses. E trocaram o nome do forte para São Sebastião. Sem os franceses, não tardaram a aparecer novos invasores. Os holandeses dominaram a região até 1644. Construíram o Forte Schooneborck, rebatizado de Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção pelos portugueses que lá voltaram para retomar as terras. Foi com este nome que o povoado foi elevado à condição de cidade em 1726. A nova denominação foi sendo reduzida ao longo dos anos até ficar somente Fortaleza. Hoje são mais e 2 milhões habitantes. Gente demais, não é?... Na Atenas de minha época nem se pensava em tantas pessoas assim...

Bom, o que Fortaleza tem de melhor? Belas praias com águas claras, mornas, sol forte, vento e belas paisagens como dunas, coqueiros e falésias, com certeza; além de uma deliciosa culinária.

Abraço a todos os fortalenses! Que a filosofia permeie cada vez mais todos vocês!


























Um comentário:

  1. Nha mais que cidade mais lindaa...

    Parabénsss...
    ^.^

    Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails