Pesquisar neste blog

18 de abril de 2009

Sarau das Musas


E aí, galerinha! Tudo bem?

Vim aqui contar que hoje vou para uma baita festa! É um sarau que vai acontecer na Nova Acrópole de Taguatinga. E eu adoro saraus... Toda aquela música, poesia, esquetes teatrais, dança, um vinhozinho... Já estou até imaginando. Adoro diversão filosófica! O nome da festa, para os mais curiosos, é Sarau das Musas. Muito adequado, por sinal, já que são elas que inspiram os artistas, não é mesmo?

Na verdade, não é só isso. A história das musas é repleta de simbolismo, magia e beleza. No início, elas eram ninfas relacionadas a rios e árvores lá da Hélade,. Ops... Desculpe-me... Lá da Grécia, como vocês falam hoje. Havia uma história que dizia que Zeus, após terminar de criar o mundo, perguntou aos outros deuses se eles também não tinham a sensação de estar faltando alguma coisa. Eles tinham a mesma impressão, e começaram a quebrar a cabeça para descobrir o que era.

Depois de um pequeno diálogo socrático (hihihi), chegaram à conclusão de que faltava algo sim: uma voz, para louvar as grandes obras e a completa criação em palavras e músicas. Então, pediram ao deus dos deuses para que ele criasse as Musas. Essa história está no Hino a Zeus, do poeta grego Píndaro, que lamentavelmente se perdeu no correr da história.

Para que elas fossem criadas com perfeição e divindade, Zeus se uniu a Mnemosine, a memória, que gestou as nove musas. São elas: Calíope, musa da eloqüência; Clío, da história; Erato, da poesia lírica; Euterpe, da música; Mepômene, da tragédia; Polímnia, da retórica e da escrita;Talia, da comédia; Terpsícore, da dança; e Urânia, a bela musa da astronomia. Foram todas? Deixe-me contar... 1, 2, 3... tchururu... 7, 8, 9. É, estão todas aí. Então, uma saudação às belas senhoras que inspiram nossos artistas. (Ufa... é difícil guardar todos esses nomes na memória por tantos séculos).

Voltando ao início da conversa, se quiser um divertimento saudável e animado no sábado, já sabe onde ir. Eu estarei lá, no Sarau das Musas, com muita gente inspirada e afim de se divertir. A entrada é uma pechincha: R$5,00. Como eu disse, a diversão toda vai acontecer na Nova Acrópole de Taguatinga, que fica na QNB 2, casa 39, em Taguatinga Norte-DF. Vejo vocês lá, para curtir bastante e bater autos papos! Até logo.





Sonata ao Luar, de Ludwig Van Beethoven. Valeu, Euterpe!

Sarau das Musas
Dia 18/04/2009, sábado, às 20h.
Entrada:R$5,00.
Local: Nova Acrópole Taguatinga (QNB-02 lote 39 - Taguatinga Norte)
Mais informações: (61) 3352.0554

Um comentário:

  1. Thiago Alencar Marinho18/04/2009, 11:23

    Um acontecimento fantástico, para damas e cavalheiros. Estarei lá!
    Abraços!!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails