Pesquisar neste blog

7 de junho de 2009

As sombras da vida


Queridos amigos!

Como estão? Hoje quero lhes apresentar uma pequena história. Na verdade, uma representação do Mito da Caverna que meu discípulo Platão descreveu muito bem em sua obra "A República".

Já faz um bom tempo, mas lembro-me bem que eu mesmo falava a ele sobre o "mundo das ideias" e ele soube muito bem passar o ensinamento adiante. É um "menino de ouro".

Bom, antes é bom eu explicar o que é um mito para você, pois hoje se associa mito a mentira. Na verdade, um mito uma narrativa tradicional com caráter explicativo e simbólico, profundamente relacionado com uma dada cultura. O mito procura explicar os principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e do Homem, tudo por meio de símbolos.

Um mito esconde uma realidade e mosta o sentido da existência de tudo. E para entender um mito, temos que ter uma compreensão simbólica da vida e não simplesmente quer entendê-lo de forma racional.

Bom, nos dias que se seguirem, vou falar mais sobre os mitos e o seu estudo - a mitologia. Por hoje, fiquem com uma forma animada sobre o "Mito da caverna", feita por meu amigo Maurício de Sousa, para que já possam refletir sobre todo o simbolismo que há por trás.

Aproveitem bem e até a próxima!

Para ler melhor, vá clicando em cada imagem.




























































































2 comentários:

  1. Kely N.A_AsaSul17/06/2009, 09:41

    Nossa, não sabia que o maurício de souza tinha esse tipo de conhecimento e percepção.
    Adorei as tirinhas!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. João Paulo Mo23/06/2009, 15:56

    Muito divertida esta versão em quadrinhos do Mito da Caverna! Sem dúvida, é um dos mitos mais interessantes da humanidade. Me lembro que até na disciplina de ciências políticas da faculdade vi este mito, ainda que de uma forma bem mais restrita que na filosofia.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails