Pesquisar neste blog

9 de julho de 2009

Boa Vista, 119 anos. Parabéns!

:
Caros amigos,

Hoje comemora-se os 119 anos de mais uma capital brasileira: é a vez de Boa Vista, a capital de Roraima.

A cidade tem uma história interessante*. Ela teve início nos primórdios do século XIX, quando pequenas fazendas se estabeleceram em rios da bacia do Rio Branco. O Forte São Joaquim e a introdução do gado nos lavrados do Rio Branco foram os principais fatores para o povoamento da região. Parte dos militares destinados a servir no forte gostou e ficou por aqui, juntamente com seus familiares.

Vindo do Ceará para comandar as tropas do Forte São Joaquim, em 1830, o Capitão Inácio Lopes de Magalhães funda a primeira fazenda particular de pecuária à margem direita do Rio Branco, cuja denominação é Boa Vista. Em novembro de 1858, é criada na bacia do Rio Branco, no lugar denominado Boa Vista, a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Rio Branco, localizada acima das cachoeiras Cujubim e Bem Querer.

Mas foi em 9 de julho de 1890, que o então Governador do Amazonas, Augusto Ximeno de Villeroy, cria o município de Boa Vista, desmembrando-o do município de Moura, pertencente ao Amazonas. Um mesmo decreto eleva à categoria de vila a antiga Freguesia de Nossa Senhora do Carmo. Na época, Boa Vista tinha 164 casas e uma população estimada em 1.200 habitantes. Sua população era composta por portugueses, brasileiros de outros Estados, índios, mestiços e negros vindos da Guiana Inglesa.

Com uma riqueza história, maoir da que narrei acima, Boa Vista é única em beleza e importância no Norte do Brasil, esperando sua visita com hospitalidade e atrações imperdíveis.


*Fonte: Brasilviagem.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails