Pesquisar neste blog

10 de julho de 2009

Hummmm... Pizza...


Saluti a tutti!

Estou parlando italiano para fazer uma homenagem ao povo que mais desenvolveu uma das delicias deste planeta. Mas, na verdade, a maior homenageada de hoje é ela, a deliciosa, a suculenta, com vários sabores... a PIZZA!!!!!! Sim, meus amigos, hoje é o dia da pizza.

Mas parece que a história* dessa dádiva dos deuses (hihihi) é muito mais antiga. Alguns dizem que apareceu há cerca de 6 mil anos, com os
egípcios. Acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água. Outros afirmam que os pioneiros são os gregos, que faziam massas a base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. A novidade foi parar na Etrúria, na Itália.

Ao contrário do conhecimento popular, apesar de tipicamente italiana, os babilônios, hebreus e egípcios já misturavam o trigo e a água para assar em fornos rústicos há mais de 5 mil anos. A massa era chamada de "pão-de-abraão", muito parecida com os
pães árabes atuais, e recebia o nome de piscea.

Os
fenícios, três séculos antes de Cristo, costumavam acrescentar coberturas de carne e cebola ao pão; os turcos muçulmanos adotavam esse costume durante a Idade Média e por causa das cruzadas essa prática chegou à Itália pelo porto de Nápoles, sendo em seguida incrementada dando origem à pizza que conhecemos hoje. No início de sua existência, somente as ervas regionais e o azeite de oliva eram os ingredientes típicos da pizza, comuns no cotidiano da região.

Os italianos foram os que acrescentaram o tomate, descoberto na América e levado a Europa pelos conquistadores espanhóis. Porém, nessa época a pizza ainda não tinha a sua forma característica, redonda, como a conhecemos hoje, mas sim dobrada ao meio, feito um sanduíche ou um calzone.


A pizza chegou ao Brasil por meio dos italianos e foi no Brás, bairro onde ficaram os imigrantes desse país, que as primeiras pizzas começaram a ser comercializadas no Brasil. E desde 1985, comemora-se o dia da pizza aos 10 de julho.

A variedade de coberturas que se pode colocar sobre uma pizza é quase infinita, entretanto, algumas preparações são tidas como tradicionais, sendo elas (respeitando seus nomes italianos):
  • Marinara (Napolitana): tomate, azeite de oliva, orégano e alho.
  • Margherita: tomate, azeite de oliva, mozzarella e manjericão.
  • Ripieno (Calzone), uma pizza recheada: ricota, mozzarella especial, azeite de oliva e salame.
  • Formaggio e Pomodoro: tomate, azeite de oliva e queijo parmesão ralado.
Eu não poderia sair daqui sem deixar algo para vocês. Escrevo abaixo uma receita de como fazer uma massa para pizza. Espero que gostem.

MASSA DE PIZZA**

Tempo de Preparo: 40 minutos
Rendimento: 2 pizzas de 30 cm de diâmetro
Ingredientes:
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 e 1/2 colher (sopa) de fermento biológico
- 1 xícara (chá) de água morna
Modo de Preparo:
Coloque a farinha de trigo em uma tigela e misture o azeite. Dissolva o fermento na água morna e incorpore à farinha, misturando bem com uma colher de pau e uma espátula de plástico. Depois trabalhe com as mãos, até obter uma massa um pouco pegajosa. Forme uma bola com a massa, cubra com um guardanapo e deixe repousar em lugar quente por 30 minutos até crescer. Trabalhe um pouco a massa com as mãos, levemente enfarinhadas, e forme uma bola. Divida-a ao meio e amasse ligeiramente cada metade, obtendo dois círculos espessos.


* Fonte: Wikipedia
** Fonte: www.velhosamigos.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails