Pesquisar neste blog

18 de agosto de 2009

O sentido prático da Filosofia

Clique na imagem para vê-la maior

Caros amigos,

Mais uma dica maneira! (Tô ficando velho mesmo... acho que essa expressão nem é tão usada mais... hihihi). Bom, mais uma vez a Escola de Filosofia Nova Acrópole de Taguatinga-DF abre uma turma para o curso de Filosofia Prática. Será nesta quarta-feira, dia 19/08, às 20h.

No Brasil todo são mais de 70 escolas. Se quiser saber como está a programação de cada uma, você pode visitar o site www.acropole.org.br.

E para entender um pouco mais o sentido prático da Filosofia, que meus amigos e eu da Grécia Clássica falávamos e conversávamos basntante na Ágora, encontrei um teto muito interessante que compartilho com vocês.


Razões para gostar de Filosofia
Por Beatriz Diez Canseco
Diretora Internacional de Nova Acrópole


A primeira razão se baseia no próprio significado da palavra Filosofia, que significa Amor à Sabedoria. Filos é amor, amizade. Sophia é sabedoria. Filos + Sophos: o amante da sabedoria. Então, o filósofo é um “apaixonado”.

Mas a verdadeira sabedoria, o verdadeiro conhecimento é aquele que usamos na nossa vida. O filósofo é aquele que ama a sabedoria e, portanto, vive, aplica o que aprende, usa na vida diária. Por isso, o chamam de “apaixonado”.

O que nos leva a esse conhecimento? em primeiro lugar, conhecermos a nós mesmos: quem sou? como sou verdadeiramente? como são as minhas emoções? por que ajo dessa maneira? Geralmente, conhecemos a nós mesmos de um modo superficial ou de acordo com aquilo que nossos pais e amigos dizem sobre nós.

Por que não queremos nos conhecer? porque temos medo de descobrir que não somos como gostaríamos de ser. Quando a vida nos atinge e nos mostra que não somos como imaginávamos, surge a decepção, a frustração e o desencanto. Se o importante é sermos um ser humano melhor, desenvolvendo a inteligência, a vontade e outros valores e virtudes, por que não fazemos isso? por que ficar fingindo que sou alguém, se realmente posso chegar a sê-lo? por que fingir que sou bom, se posso mesmo chegar a sê-lo? por que fingir que tenho caráter, se posso chegar a tê-lo? por que fingir que possuo conhecimentos, se posso tê-los? enfim, por que só pensar, se posso também viver?

A filosofia nos dá ferramentas para chegarmos a ser aquilo que queremos e sonhamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails