Pesquisar neste blog

25 de janeiro de 2010

456 anos de idade


Olá, caros amigos!

Hoje vamos cantar os parabéns para ela que faz 456 anos de idade. Tente adivinhar quem é: é o maior centro financeiro e mercantil da América Latina e a maior cidade do Brasil. Já sabe a resposta? Acho que sim. É São Paulo, uma cidade cosmopolita e a mais rica da América Latina.


Apesar de enfrentar os problemas comuns das metrópoles, São Paulo fascina pela sua grandeza física. E essa grandeza se reflete em tudo: altos prédios, um grande centro cultural e entretenimento, sua gastronomia variada e mais de 11 milhões de pessoas. Nossa, nem na minha época em Atenas tinha tanta gente assim!


Contando um pouco da história, a povoação de São Paulo de Piratininga surgiu, em 25 de janeiro de 1554, com a construção de um colégio jesuíta, por 12 padres, entre eles Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí. Esse colégio tinha por finalidade a catequese dos índios que viviam na região do Planalto de Piratininga, separados do litoral pela Serra do Mar, chamada pelos índios de "Serra de Paranapiacaba". O nome "São Paulo" foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de janeiro, dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso, conforme informa o padre José de Anchieta em carta aos seus superiores da Companhia de Jesus: “A 25 de Janeiro do Ano do Senhor de 1554 celebramos, em paupérrima e estreitíssima casinha, a primeira missa, no dia da conversão do Apóstolo São Paulo, e, por isso, a ele dedicamos nossa casa!”
[Fonte: Wikipedia]

Parabéns, São Paulo!


Veja fotos da antiga São Paulo clicando aqui.

Se tiver um tempinho, assista um breve documentário sobre a história da aniversariante logo abaixo. Vale a pena.









Um comentário:

  1. Olá, Senhor Sócrates! Quanta honra lhe falar.
    Heheh.
    Então São Paulo nasceu com uma escola, que interessante (ainda que uma escola meio que manipulativa).

    Obrigada pelo comentário lá no blog! E, sim, é claro que pode usar meu texto aqui :). Aliás, tudo que escevemos (ainda que de maneira torta) sobre filosofia, pertence aos mestres.

    Um abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails