Pesquisar neste blog

4 de março de 2009

Para dialogar com o mundo!


Você gosta de quadrinhos? Uma obra delicada e bela, que acrescenta muito a quem gosta desse gênero artístico é Persépolis, da iraniana Marjane Strap.


Persépolis foi lançado por uma editora independente em 2001 e conta a história da própria Marjane, que foi educada em uma família de idealistas, que a ensinou a pensar por si só logo cedo, em um Irã que vivia em revolução. O povo derrubou o Xá (que governava o país até o final dos anos 70 com o apoio da Inglaterra), mas, em contrapartida, os fundamentalistas islâmicos tomaram o poder.

A revolução cultural separou meninos e meninas nas escolas, fechou os colégios laicos e bilíngues, e estipulou severas normas de conduta social, que previam prisões e tortura para quem fosse pego namorando na rua, por exemplo. Em seguida, o país entrou em guerra contra o Iraque e foi massacrado.


Marjane completou 14 anos em meio a essa dura realidade, e seus pais a enviaram para a Áustria, onde sofreu um terrível dilema de personalidade. Estava longe da guerra, era verdade, mas também estava longe de seu lar e começava a esquecer quem era. Essa dicotomia vivida por Marjane mostra um modo claro e sem preconceitos as diferenças culturais entre o Oriente Médio e o Ocidente, e os radicalismos e futilidades que existem tanto de um lado quanto de outro.

O fundamentalismo do governo xiita do Irã provocou, com o tempo, o que a escritora chama de esquizofrenia social. Na rua, as pessoas se comportavam como as duras leis exigiam: com véus, homens e mulheres distantes uns dos outros; e em casa, às escuras, com uma vida “normal”, com festas, namoros e estudos livres de arte, política, filosofia e muitos outros temas proibidos em escolas e faculdades.



O relato é um exemplo de como o espírito humano busca o conhecimento e não pode ser detido. Além do livro em quadrinhos, com uma narrativa deliciosa e surpreendente, que emociona a cada capítulo, há também o filme, muito fiel à revista, que foi lançado em 2007 e chega neste mês em DVD nas lojas e locadoras do Brasil. É um ótimo lazer para quem gosta de aprender enquanto se diverte. Vale à pena experimentar.



Um comentário:

  1. A história é muito interessante. Fiquei bastante curioso para conhecê-la. Boa escolha.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails