Pesquisar neste blog

10 de abril de 2009

Parabéns, Cuiabá !!!!!


Oi, pessoal!


Estou aproveitando este feriado no Brasil para falar de mais uma coisa legal para vocês: no último dia 8, comemorou-se o aniversário de 290 anos da cidade de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso. Então, aproveito a data para contar um pouco da história da cidade.


Cuiabá era um povoado fundado entre 1673 e 1682 por Manoel de Campos Bicudo nas proximidades do rio Coxipó, mais precisamente onde o rio Coxipó deságua no rio Cuiabá. Em 1718, o local estava abandonado e Pascoal Moreira Cabral que buscava indígenas subiu pelo rio Coxipó lutando com os índios coxiponés. Ao voltar da batalha encontraram ouro e fez com que desistissem da captura dos índios para se dedicar ao garimpo. Em 8 de abril de 1719, Pascoal assinou a ata de fundação de Cuiabá num local conhecido como Forquilha. Em 1º de janeiro de 1727, Cuiabá é elevada à vila passando a se chamar Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá e elevada à cidade em 17 de setembro de 1818 tornando-se capital do estado em 28 de agosto de 1835. A economia de Cuiabá somente se desenvolveu após a Guerra do Paraguai, quando as navegações voltavam pelos rios Paraguai, Cuiabá e Paraná. A economia se baseou na cana-de-açúcar e no extrativismo, mas em 1930 a cidade ficou novamente estagnada. Entre 1970 e 1980 a cidade voltou a crescer com serviços e infra-estrutura. O agro negócio se expandiu fortemente e a partir daí a cidade passa a se modernizar e a se industrializar. A partir de 1990, o turismo começou a ser fonte de renda e a cidade passou novamente a crescer.” (1)

Confesso que ainda não conheço a cidade pessoalmente, mas tenho várias amigos lá. E para eles e todos os demais moradores dessa bela cidade, dou os meus parabéns e o desejo de muito crescimento filosófico.

Abração, cuiabanos!


(1) Fonte: Brasil Escola



Cuiabá vista do Rio Cuiabá


Igreja do Rosário e São Benedito


Ponte Sérgio Motta


Vista de Cuiabá


Mercado do Porto


Avenida do CPA à noite


Catedral Metropolitana


Museu da Imagem e do Som


Um comentário:

  1. Eloiza Limeira10/04/2009, 20:00

    Adorei a lembrança!!! Moro a três anos em Cuiabá e gosto "por demais" desta cidade, os cuiabanos são muito receptivos e alegres e a farofa de banana com mojica de pintado é uma delícia, sem falar no chá com bolo!

    Por falar em chá com bolo, Sócrates, você podia convidar o pessoal para o Chá com Bolo e Filosofia que vai ter em Cuiabá neste mês...
    Vai ser uma conversa divertida regada a chá e recheada de bolo de queijo e bolo de arroz. O tema é: Ética e Etiqueta, pra mostrar que Etiqueta é muito mais do que frescura...

    Dá uma olhadinha no site: www.acropole.org.br

    Um grande abraço,
    Eloiza Limeira

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails