Pesquisar neste blog

22 de agosto de 2009

Dia do folclore


Olá, meus amigos!

Hoje temos uma comemoração legal no Brasil. Desde 1965, o 22 de agosto é o Dia do Folclore. Mas você sabem o que é folclore? Bom, vou explicar de uma forma bem simples para vocês.

Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país. O folclore pode ser percebido na alimentação, linguagem, artesanato, religiosidade e vestimentas de uma nação.
E como eu gosto de etimologia, ou seja, gosto de saber a origem das palavras, a de folclore surgiu a partir de dois vocábulos saxônicos antigos. "Folk", em inglês, significa "povo". E "lore", conhecimento. Assim, folk + lore (folklore) quer dizer ''conhecimento popular''. O termo foi criado por William John Thoms (1803-1885), um pesquisador da cultura europeia. E não é só isso.

O folclore é o modo que um povo tem para compreender o mundo em que vive. Conhecendo o folclore de um país, podemos compreender o seu povo. E assim conhecemos, ao mesmo tempo, parte de sua história. Legal, né?


Mas além da história, o folclore guarda símbolos universais, ideias, valores e verdades. Como filósofos, devemos realizar o estudo comparativo das diversas culturas para chegarmos a tudo isso. E aí, você se aventura?



Um comentário:

  1. muito bem,gostei desse sait fala tudo que a jente poucura

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails